Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Monumento

Marco Inicial Rota Franciscana

Localizado à direita do Santuário, o Monumento remete ao Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. Sendo o Santuário o início da Rota Franciscana, o painel traz também o início do Cântico, citando a passagem do Frei Sol, descrita na parte superior e inferior do painel. 

O elemento central do monumento é a Cruz de São Damião, Crucifixo que falou com São Francisco de Assis, envolta pelo Sol, tendo em vista que Cristo é o Sol Triunfante e, como nos diz o próprio cântico, Frei Sol é a própria imagem de Deus. 

Na lateral esquerda o painel apresenta a silhueta da Porciúncula, Igreja restaurada por São Francisco e onde posteriormente ele veio a morrer. É considerada o lugar mais Sagrado para a Ordem Franciscana. Unida à Porciúncula está a silhueta do Santuário São Francisco de Assis, Nova Porciúncula para o Povo Penapolense: Lugar acolhedor onde Deus se manifesta, Gênese desta cidade.

Na lateral direita está a benção de São Francisco. Benção para todos os que chegam e partem, para os devotos, peregrinos, cidadãos e todos os de boa vontade que passam pelo local.

As folhas que ladeiam o Cântico nos recordam a Natureza e a Ecologia, as quais São Francisco é padroeiro e protetor. Elas também nos remetem ao Jardim do Éden – o Paraíso – no qual Brilha eternamente o Sol da Justiça. 
O Santuário é também o fim da Rota, sendo assim, o Painel nos recorda que Cristo é o princípio e fim de todas as coisas, o Alfa e o Ômega. A Benção de São Francisco motivará o envio de cada peregrino para a rota, bem como as frases do Cântico das Criaturas na parte superior e inferior.