Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Como fazer

Veja como é fácil e as formas de fazer todos os trechos da Rota Franciscana

Qualquer pessoa pode fazer a Rota Franciscana, seja a pé, de bicicleta, carro, moto, cavalo ou como convier. Basta apenas retirar sua credencial nos pontos oficiais (nossos credenciados) na cidade de Penápolis e ir carimbando nas igrejas e por fim na Primeira Casa de Penápolis. A principal dica é não ter pressa: pelo caminho tenha sempre paciência, empatia e contemple. Respeite os locais, os moradores e o meio ambiente. Seja cordial, conserve e leve seu lixo.

Sinalização e Carimbo

Em média a cada 2km sempre haverá setas amarelas pintadas e fixas em postes e cercas, além de diversas placas. Fique atento, evite circular à noite e mantenha o sentido de direção sempre à direita. Você passará por estradas municipais, canaviais e vicinais - o trajeto não passa por propriedades particulares. A peregrinação é de inteira responsabilidade do peregrino, não sendo responsáveis as administrações municipais e da Rota Franciscana por qualquer incidente.

Em cada capela rural e urbana do caminho terá um totem com informações do local, e uma breve história e oração do padroeiro na frente. O carimbo estará em uma caixa plástica preta atrás do totem. Sempre haverá uma placa adicional na última sinalização que antecede uma capela avisando “Carimbo à Frente”. Caso encontre algum carimbo ou sinalização ausente avise a Associação ou nossos parceiros.     
         
Pousadas
A rota começa e termina em Penápolis, e o trajeto é em todo seu entorno, o que facilita retornar pelas estradas vicinais que interligam as cidades que fazem parte da Rota para se hospedar em Penápolis (Hotel Casas Novas). As únicas cidades que a Rota passa dentro e possuem hotel é Penápolis (cidade satélite) e Avanhandava (km 20); Braúna (km 117) possui, mas precisa sair um pequeno trecho para chegar à cidade. É possível acampar nas capelas com aviso prévio.

Apoio
Sugere-se que quem for fazer a pé ou de bicicleta que sempre providencie um carro de apoio, pois poderá encontrar água apenas nas capelas, nas vendas rurais (se aberta) e nas cidades que cruza. Em todas as cidades há restaurantes, farmácias, hospitais, posto de combustíveis, mercados e pontos públicos com água gelada. Pelo trajeto as comunidades estão avisadas para dar apoio se precisarem. Possibilidade de apoio particular local consulte nos parceiros.

Sugestões Roteiros
Para quem fizer de bicicleta em três dias pode optar em retornar para Penápolis pela vicinal quando chegarem em Alto Alegre e Glicério. Em Glicério você pode seguir pela Rota por terra também, pois ela passará novamente por Penápolis. A pé, com apoio, a sugestão é para fazer em mais dias.

De bicicleta sugerimos fazer em 3 dias:
- 1º Dia: de Penápolis até Alto Alegre (73km – distante uns 15km de Penápolis)
- 2º Dia: de Alto Alegre até Glicério (130km - distante uns 18km de Penápolis)
- 3º Dia: de Glicério até Penápolis (205km)

A pé sugerimos fazer em 6 ou 7 dias:
- 1º Dia: até a capela Córrego Grande, Penápolis (30km – distante uns 6km de Penápolis)
Pode voltar e posar em Penápolis
- 2º Dia: até capela Santana, Alto Alegre (67km – distante uns 15km de Penápolis)
Pode voltar e posar em Penápolis
- 3º Dia: até a capela Barra Bonita, Penápolis (97km - distante uns 18km de Penápolis)
Pode voltar e posar em Penápolis ou mais próximo em Braúna
- 4º Dia: até Glicério (130km - distante uns 18km de Penápolis)
Pode voltar e posar em Penápolis
- 5º Dia: até a Venda do Tonho, em Penápolis (160km - distante uns 13km de Penápolis)
Pode voltar e posar em Penápolis
- 6º Dia: até Santuário em Penápolis (205km)
 
Credencial e Certificado
Abaixo temos os contatos e endereço dos nossos parceiros credenciados para retirada da credencial ao início e certificado ao final. Pede-se a cada pessoa uma contribuição de R$ 10 na retirada da credencial, para ajudar a Associação Amigos de São Francisco dar manutenção no trajeto e custear despesas mensais da rota. 

Todo peregrino que fizer a contribuição e concluir a Rota, independente se em um dia ou vários dias seguidos ou alternados, tem direito ao certificado. Exige-se fazer no mínimo dois trechos da Rota para valer o desafio de se tentar fazer o trajeto e poder retirar o certificado.

1 - Casas Novas Hotel
Av. Salim David Hunsi, 79, Penápolis/SP
(18) 98154-4933 / 3652-4895 / 3653-5062

2 - Cruzeiro Bike Sports
Loja 1 - Rua Dr. Mário Sabino, 1134, Penápolis/SP (Perto faculdade Funepe)
Loja 2 - Rua Altino Vaz de Melo, 347, Penápolis/SP (Centro)
(18) 98105-2043 / 3652-0079 / 3652-5781

3 - São Francisco Livros
Av. Manoel Bento da Cruz, 406, Penápolis/SP
(18) 99180-7766 / (18) 3652-3940

4 - Santuário São Francisco
Av. Luis Osório, nº 450, Penápolis/SP
(18) 3652-1008 (Secretaria)